terça-feira, 31 de agosto de 2010

CONSELHOS DE CLASSE PARTICIPATIVOS

Os conselhos de classe, que fazem parte do pedagógico da ENSEM, há muitos anos, se constitui num processo dinâmico que está sendo constantemente repensados e adequados aos novos paradigmas educacionais, porém, sem perder a sua essência, de ser um momento democrático, reflexivo, participativo, respeitoso, de aprendizagem e que tem uma metodologia própria e uma hierarquia.


São momentos que acontecem duas vezes no ano letivo, (uma ao final do primeiro trimestre e outra ao final do segundo trimestre) reunindo todos os segmentos da comunidade educativa.Há sempre uma preparação para o conselho.

A Direção da escola escolhe um texto para reflexão, voltado para um tema que contenha os valores que a escola percebe que precisa enfatizar naquele momento.

As professoras conselheiras preparam seus alunos, fazendo uma reflexão sobre toda caminhada do trimestre, o que foi bom, o que precisa ser melhorado. Que metas traçadas pelo grupo no trimestre foram alcançadas... Quais devem ser retomadas... O que pode ser acrescentado para melhorar o rendimento da turma.

Na semana que antecede os conselhos, acontece à reunião de pré conselho, onde os professores se encontram para socializar o que foi realizado. O que não foi atingido será novamente retomado, buscando formas alternativas de atingir objetivos.

Nos dias dos conselhos, as aulas vão até as 10 horas e no restante da manhã é realizado o encontro com a presença da Direção, alunos e professores. Os pais ou responsáveis são convidados com antecedência e participam dos conselhos. É um momento onde todos os segmentos da Comunidade educativa participam. Nesse ano de 2010 os conselhos aconteceram entre os dias 24 e 28 de maio. Tivemos uma presença significativa dos pais.

O momento do conselho é um momento democrático, onde todos terão vez e voz, obedecendo a uma dinâmica onde a acolhida é feita pela direção da escola que passa a palavra para a conselheira que é quem dirige o conselho.

Depois todos os alunos falam sobre suas aprendizagens, sobre como sentem o clima da escola... O atendimento dos diferentes setores, enfim, suas dúvidas, preocupações, suas angustias, suas expectativa e suas conquistas.

Após, os alunos, os professores fazem suas observações, a seguir é o momento dos pais. Finalizando a Direção e Coordenação fazem suas observações. A Conselheira entrega os boletins e se for necessário um aprofundamento dos assuntos tratados é marcado um horário, normalmente após as 17 h e 30 min., horário já determinado para atendimentos individuais à pais.

Na semana seguinte a Direção se reúne com os professores para o pós conselho onde se retoma alguma situação pendente ou não bem resolvida.

  No dia 31 de setembro a Direção com os professores, alunos da 7ª série e seus pais realizou o
II CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO.

Alunos da 7ª série em Conselho de Classe

Sistema Monetário no laboratório de Matemática

O dinheiro é um tema de relevância na vida das pessoas. Ensinar as crianças a utilizar seu dinheiro propiciará a elas melhores condições de vida material e muito mais equilíbrio emocional quando crescerem, pois as experiências da infância são responsáveis pela formação da mentalidade financeira adulta.
Como pais e professores podem auxiliar no início da educação financeira?


Ninguém nasce sabendo qual o valor do dinheiro; para adquirirem essa competência, as crianças, no convívio social, aprendem com os exemplos dos adultos (sobretudo dos pais e de pessoas próximas), com a sua própria experiência e na escola.

As crianças aprenderão a lidar com o dinheiro ao ver os adultos utilizando-o em seu dia-a-dia, quer ao fazer compras, ao pagar uma condução, ao pagar as contas da casa, em vários contextos...

É papel da escola e dos adultos que cercam as crianças ensiná-las a comparar preços de produtos, características e qualidades, observar as situações promocionais para escolher a melhor vantagem.

No entanto, se a família não propicia circunstâncias para que a criança possa vivenciar e observar situações com o uso do dinheiro é esperado que essa criança tenha dificuldades em seu manejo. Se o professor julgar que lidar com o dinheiro é uma questão do cotidiano e que as crianças já sabem manipulá-lo, pode estar aí um fator complicador para a formação de habilidades nas crianças que não sabem lidar com o dinheiro.


Os alunos da 2ª série trabalharam orientados pela Professora Veridiana, o Sistema Monetário .Com dinheiro de brinquedo os alunos desenvolveram alunos conceitos como: agrupamento de quantidades , compra com propaganda e venda de produtos em jornais , e o símbolo de nossa moeda REAL.




Diariamente os alunos da 3ª série estão realizando HORA DO CONTO sobre: as LENDAS. Em pequenos grupos os alunos receberam por sorteio ditados populares, onde puderam refletir, interpretar e explicar ao grande grupo através de ilustrações em cartazes.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oficinas de culinária

• A Professora Marilanda Holz desenvolve um excelente trabalho nas Oficinas de Culinária, com a preparação de cardápios práticos e variados, orientações de como arrumar uma mesa, etc. As alunas da 7ª série estão participando dessa atividade.

PROJETO: “FELICIDADE AO ALCANCE DE TODOS”

• Os alunos da 8ª série, acompanhados pelas professoras Juliana Saalfeld e Marilanda S. Holz e a mãe Tininha, deram continuidade ao projeto desenvolvido neste ano: “Felicidade ao alcance de todos”, na tarde do dia 27, indo ao lar Sonho Real, levando um lanche, confeccionado pelos próprios alunos e a alegria da música.
 


PARABENS AOS ALUNOS DA 8 ª PELA SENSIBILIDADE E CARINHO DEDICADOS NESSE PROJETO.
Obrigada professora Marilanda , Renata e Tininha Pelo Acompanhamento dos alunos nessa atividade siginificativa !
 A IRMÃ RENETE MARIA, Superiora Provincial e Presidente da Mantenedora da REDE NOTRE DAME , esteve em visita a Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, onde participou de um encontro com os professores, alunos e funcionários. Esta visita tem por objetivo animar as irmãs na vivencia da Vida Consagrada e da Missão ND , bem como tomar conhecimento da missão desenvolvida pelas irmãs e seus colaboradores, em São Lourenço do Sul.

EDUCAÇÃO MUSICAL

Através do brincar as crianças nos revelam de várias maneiras a importância terapêutica natural, que auxilia na formação infantil de forma satisfatória, desde o emocional, intelectual, social e físico. Quando proporcionamos às crianças o ato do brincar, estaremos oferecendo muito mais atos em si mesmo, notáveis aos olhos,onde há uma possibilidade de perspectiva de vida melhor.
Segundo Ferland (2006, p.18) o brincar “é uma atividade subjetiva em que o prazer, a curiosidade, o senso de humor e a espontaneidade se tocam, tal atitude se traduz por uma conduta escolhida livremente, da qual não se espera nenhum rendimento específico”.
 
Os alunos da 1ª a 4ª série estão construindo instrumentos musicais com a Professora Elenara, nas aulas de música, onde desenvolverão diferentes ritmos, conhecimentos de sons diversificados.