terça-feira, 27 de julho de 2010

O Congresso Nacional de Educação Católica, realizado em Brasília, reuniu durante três dias quase três mil educadores de todo o Brasil. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), responsável pela organização do encontro, congrega mais de 2,5 mil instituições de ensino e a proposta com o evento foi um debate sobre os conceitos modernos e questões científicas da melhor forma de educar.

Além dos debates técnicos, muito entretenimento, peça de teatro, shows, um espaço de negócios em uma feira que reuniu os parceiros com stands para apresentação de novos serviços e produtos educacionais. O tema apresentado foi: Educação, Inovação e Empreendedorismo Global.
Para o secretário Executivo da ANEC, Prof. Dilnei Lorenzi, o Congresso superou as expectativas. "É um tema moderno, discutido no mundo inteiro e que foi recebido com muita satisfação entre os participantes. É um Congresso bienal e que, certamente, em 2012 estaremos juntos novamente. Provavelmente no próximo Congresso iremos trabalhar o conceito entre educação e criatividade".

A Ir. Lilia Maria Aires participou juntamente com as demais diretoras da Rede Notre Dame do Congresso em Brasilia.


A Catedral em Brasilia

Em 12 de setembro de 1958 foi lançada a pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Brasília, que é uma expressão do gênio artístico do arquiteto Oscar Niemeyer. Teve sua estrutura pronta no ano de 1960, onde apareciam somente a área circular de 70m de diâmetro da qual se elevam 16 colunas de concreto (pilares de secção parabólica), que pesam 90 toneladas. Aos 31 de maio de 1970 a Catedral foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes.


Na praça de acesso ao Templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968.
                             
 
O CONGRESSO NACIONAL
 
O Congresso Nacional é uma das realizações preferidas de Oscar Niemeyer. É o cartão-postal da cidade e abriga o Senado e a Câmara dos Deputados.


Da construção, destacam-se as duas cúpulas representando os plenários: a cúpula maior (convexa), do plenário da Câmara dos Deputados, e a cúpula menor (côncava), que abriga o plenário do Senado Federal.

Há diversos anexos construídos para gabinetes parlamentares e instalações de escritórios para as atividades de apoio. O anexo I é formado por dois prédios verticais de 28 pavimentos, onde funciona a administração das duas Casas Legislativas.
FOTOS DE BRASILIA
Material comprado com a renda da Festa junina




Para o bar - alunos

• 6 mesas


• 30 banquetas


• Logotipo (vinil) em cada mesa.




Aproveitando as mesas, os alunos puderam tomar uma gostosa chocolatada, oferecida pela escola no último dia de aula.
As alunas da 8ª série aproveitaram para colocar a conversa em dia!!
Compra de material esportivo

01 bola Wilson futsal


• 05 bolas de futsal - parma


• 01 bola stadium Handebol


• 05 bolas de Parma – Voleibol


• 01 fardamento - 10 camisas para jogos


• 01 camiseta para goleiro
Foi comprado uma grande quantidade de livros de literatura infanto-juvenil. Uma parte dos livros foram escolhidos pelas Bibliotecárias Dienai, Lediane e com a ajuda da Prof. Marilanda Holz.
Outra parte dos livros os alunos fizeram uma lista dos livros que gostariam de ler.




sábado, 17 de julho de 2010

Projeto : A Hora do Conto

           Hora do Conto

Acreditamos que o gosto pela leitura é formado ao longo de um processo, espera-se então que o professor seja o mediador entre o aluno e o livro (material de leitura), desafiando-lhe um contato maior e mais intenso. Mas, para que isto aconteça é necessário que o professor não veja o livro como um objeto estranho, mas que ele seja um sujeito-leitor, o qual sinta-se desafiado pelos objetos da leitura.

Nosso trabalho tem por objetivo salientar a importância da “Hora do conto” para a formação dos futuros leitores, acreditando ser a “contação de histórias” uma forma de incentivo para o desenvolvimento do gosto da leitura. Objetiva-se demonstrar a importância do conto, pois quem ouve histórias desenvolve capacidades como o entendimento e compreensão e, com certeza, tornar-se-á um leitor crítico.

OBJETIVOS
O Projeto A HORA DO CONTO tem como principais objetivos:

• tornar a leitura algo prazeroso ao aluno, ou seja, que é realizado por desejo e não por obrigação;

• cultivar o espaço da biblioteca, através do Laboratório de Leitura, Literatura e Educação, como lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc.);

• estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do “leitor mirim”;

As Professoras das Séries Iniciais e Educação Infantil realizam a Hora do Conto com todas as crianças. Cada vez uma outra professora, conta uma história sobre a inveja.

AULAS DE DANÇA

                           
    A dança por se tratar de uma forma de expressão corporal e muitas vezes por não fazer parte de nosso cotidiano deve ser encarada como uma nova situação e como tal deve ser analisada e executada com harmonia entre cérebro e corpo. Como qualquer nova informação que exija o sincronismo destes dois agentes para ser concluída, só será efetuada com exatidão quando o corpo estiver recebendo corretamente os dados que lhe estiverem sendo enviados.


               Devemos nos conscientizar que a expressão corporal é de fundamental importância para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos nossa coordenação motora, trazendo ao nosso cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável, além de estarmos fazendo exercícios físicos que com certeza beneficiarão nosso organismo. A dança como qualquer outra situação inusitada, às vezes nos causa exaustão, no entanto devemos sobrepor a este fator os benefícios que ela pode nos trazer.
               Lembramos  que existem alguns requisitos básicos para que ele possa aprender os ritmos com mais facilidade:
- Tenha confiança no seu potencial, a aprendizagem dos ritmos das Danças de Salão depende, em grande parte, da força de vontade do aluno;

- Ao iniciar a aprendizagem de um ritmo, seja ela sozinha ou monitorada, relaxe, solte seus músculos, deixe a tensão de lado, sinta o ritmo que está sendo executado.


Aulas de Dança
Todas as sexta-feiras, as alunas da 5ª à 8ª série tem aulas de danças. Esta atividade extra-curricular é coordenada pela Professora Marinês Vargas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Professores acessando o PORTAL DO SISTEMA DE ENSINO SER


Professores, acessando no Laboratório de Informática o SISTEMA DE ENSINO SER