terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dez de Agosto - Dia de São Lourenço


Padroeiro dos forneiros e cozinheiros

São Lourenço era um jovem diácono do Papa Sisto segundo, no ano de duzentos e cinqüenta e oito depois de Cristo, quando Sua Santidade foi perseguida pelo imperador Valeriano, seu rival político, que condenou o Papa e todos os seus discípulos à morte. No dia dez de agosto daquele mesmo ano, São Lourenço foi morto, decapitado e os seus restos queimados em uma grelha. São Lourenço era muito querido, dedicado à religião e aos fiéis e após sua morte trágica, iniciou-se o culto à sua imagem. O jovem santo que foi queimado tornou-se padroeiro dos forneiros e cozinheiros na Itália. O Dia de São Lourenço é comemorado na Itália até hoje, a cada dez de agosto. Nas festividades de culto ao santo, costuma-se servir pães e doces de diferentes formatos e também deliciosas lasanhas.

UMA CURIOSIDADE : conta-se, no folclore popular, que São Lourenço foi queimado vivo e chegou a dizer a seu carrasco e algoz, enquanto assava na grelha: "Pode virar o lado que este já está pronto...".

LÁGRIMAS DO SANTO : Existe também a crença de que as estrelas cadentes que surgem no céu na noite de dez de agosto sejam, na verdade, as lágrimas do santo - muitos dizem que são as faíscas saídas de sua grelha. Todos, porém, acreditam firmemente que, ao avistar uma estrela cadente, nesse dia, pode-se fazer um pedido para São Lourenço e ele será atendido.

Os alunos foram com suas professoras até a Igreja Matriz rezar a São Lourenço.