sábado, 3 de abril de 2010

Celebração Pascal com os alunos da 1ª á 8ª série

A maior festa dos cristãos foi comemorada na escola num clima de muita reflexão, espiritualidade e vivencia. Na tarde de dia 31, os pequenos da Educação Infantil e na manhã do dia 01, os alunos da 1ª à 8ª série levaram a todos os presentes a pensarem o que estamos realmente fazendo com a vida, quais os valores que priorizamos, o grande amor de Jesus por nós, a paz tão procurada e o grande milagre: a Ressurreição.


Jesus Ressuscitou! Ressuscitou! Essa palavra ressoa poderosamente atravessando os séculos. Ela pode ter sido a palavra mais poderosa que jamais foi pronunciada.

Entre todas as grandes proclamações da Historia, nenhuma se compara, em grandeza de significação a esta simples afirmação. Esta declaração levou o espanto e a alegria aos seguidores de Jesus. Ela se tornou o assunto central da pregação apostólica.
Com este milagre Deus oferece a maior prova da sua existência, de seu poder, de sua pureza e de seu amor. Tudo o que é bom em Deus é resumido na força desta declaração: Jesus Ressuscitou! Todas as nossas esperanças na eternidade estão contidas nesta simples expressão de triunfo.
E é por esta razão que aqui estamos hoje!
Refletimos, inicialmente sobre a Campanha da Fraternidade ecumênica deste ano: Economia e Vida! O que as pessoas estão realmente fazendo com a vida: a vida do planeta – matas, água, pessoas...
Esta campanha tem como objetivo colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.
E como muitas pessoas estão agindo? Como vivem algumas pessoas? È o que nos fazem refletir um grupo de alunos do turno da manhã.
Mas, o que mesmo é que estamos procurando? Sabemos quais os valores que determinam o nosso coração? Que valores priorizamos? O Grupo de Teatro da escola encenou a peça “O Tesouro”
É preciso consciência e cuidarmos do nosso planeta azul e cuidarmos do futuro. È o que nos dizem os alunos da 3ª série com a professora Claudia.
E alguma vez você já tentou imaginar o grande amor que Deus tem por você? Jesus sofreu na cruz e deixou a maior prova de amor pelo pai. E hoje, ele está ao nosso lado e vivemos em uma constante passagem e renovação. Assim, os alunos da 4ª série, juntamente com a professora Raquel pedem para ninguém resistir a este amor.
A vida nova vai sendo gerada quando nos libertamos de nossos egoísmos pessoais, lutamos pela justiça e vivenciando relações verdadeiramente fraternas e que nesta Páscoa todos ouçam as palavras de Cristo: Coragem! Eu venci o mundo ressuscitando para esta vida nova! Que no seu trabalho, no seu amor, nos seus sofrimentos, no perdão, Cristo continue ressuscitando em você. Que o Senhor entre em nossas casas e em nossas vidas. É o que os alunos da 1ª série e a professora Cristina nos ensinam a ouvir e participar.

Ressuscitamos sempre que fazemos outros sorrirem e cantarem; ressuscitamos sempre que partilhamos a vida com o menor indefeso; ressuscitamos sempre que acolhemos o excluído, enfim, ressuscitamos sempre que somos comunidade, sinal de amor e perdão e espalhamos a PAZ. Os alunos da 2ª série nos trazem esta mensagem da paz verdadeira, da justiça, do ser irmão, juntamente com as professoras Maristela e Veridiana.
Num gesto de partilha e de solidariedade passamos agora a fazer a nossa doação lembrando que por dádiva divina recebemos o sopro da vida e devemos ser gratos por isso e também pelo planeta Terra onde vivemos. O cuidado é uma maneira de viver diferente das relações do meio em que vivemos.
GESTO CONCRETO



Inebriados da PAZ de CRISTO e envolvidos pelo seu amor, deixemos que ele nos conduza através do Grupo de Danças da escola, coordenado pela Professora Marines.
Portanto, lembremos sempre que Páscoa é sinônimo de Ressurreição!


Ressurreição da esperança!

Ressurreição dos sonhos!

Ressurreição da amizade!

Ressurreição respeito pela natureza!

Ressurreição do respeito de uns para com os outros!

Ressurreição do AMOR UNIVERSAL!!!

E que com esta consciência, retornemos aos nossos lares com o coração radiante de paz e cantando Que Deus nos abençoe e nos dê a paz.