sexta-feira, 23 de abril de 2010

Projeto do Corpo Humano na Educação Infantil

I) Dados de identificação:


Tema: Descobrindo o Corpo Humano Brincando Duração: 06 a 16 de Abril de 2010

Turma: Nível IB Professoras: Jucéle Larroza e Talita de Freitas
Escola Nossa Senhora Estrela do Mar
Ano: 2010

II) Justificativa:

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido. Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.

III) Metodologia:

Será realizada através de pesquisas, observações e atividades que desenvolvam o senso crítico dos educando.

IV) Objetivos:

•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

•Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental para que possamos viver em equilíbrio;

•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;

•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;

•Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto

V) Atividades Previstas:


• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;

• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.

• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e desvestir a roupa e sapatos;

• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.

• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.

• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca;

• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;



• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;

• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis, etc.); histórias, imitação, expressões fisionômicas;

•Confecção de boneco de jornal;


•Jogo de adivinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do corpo com giz,






TUNEL DOS SENTIDOS



OFICINA COM OS PAIS





VI) Culminância:


Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos, e farão uma exposição das atividades feitas durante o projeto.

VII) Avaliação:

Será realizada através do relato dos alunos, e observação da professora durante e ao final da realização do projeto.

                                 
Laboratório de Matemática

OFICINA NA COZINHA

E ainda fomos na cozinha onde fizemos um boneco de massa. A Ir.Juliana nos assessorou nessa gostosa atividade. É claro que depois de assados,saboreamos nossos paes em forma de boneco.