sexta-feira, 18 de junho de 2010

A escola desenvolveu o Projeto: Copa do Mundo, que foi coordenado pelas Professoras Renata Machado e Marinês Vargas e com a participação de outros professores, integrando os componentes curriculares.
Justificativa:


Considerando que:

- A escola está sempre atenta à ampliar os conhecimentos dos alunos diante de todos os acontecimentos do mundo, procurando levar sempre que possível, os mais diversos assuntos da atualidade para dentro da sala de aula.

- Vivemos em uma era da comunicação eletrônica e do conhecimento, não podendo dispensar o desenvolvimento das habilidades e capacidades do Ser.

- É importante permitir que o aluno vá descobrindo e valorizando as mais diversas realidades, fazendo paralelos entre o passado e o presente, procurando construir um futuro melhor, como cidadãos de bem.

- É necessário realizar atividades que mostre ao aluno a evolução da humanidade, suas lutas, suas vitórias e derrotas, ressaltando as causas e conseqüências desta evolução, fazendo com que ele se sinta parte integrante dessa história.

- É a maneira de trazermos para mais perto do aluno a história da África do Sul e do continente africano, assim justifica-se o presente projeto.
Estas foram as atividades previstas no projeto!


Metodologia:


- 5ª, 6ª, 7ª e 8ª = Leitura e reflexão de um texto (conforme anexo 1) que fala sobre o local onde será sediada a copa do mundo, África do Sul, todos os seus aspectos culturais e econômicos, o regime de segregação vivido neste país e seu grande líder Nelson Mandela.

- A 5ª série trabalhará nas aulas de história as bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2010, confeccionando-as e estudando os seus devidos continentes, localizando-os no mapa mundi afixado na sala de aula.

Nas aulas de educação física desenvolverão uma dança com representações e slogans sobre a copa.

- A 6ª série ficará encarregada da pesquisa sobre o regime de Apartheid, em seguida nas aulas de História deverão confeccionar um cartaz para colocarem no mural da escola contendo imagens e informações sobre o assunto. Nas aulas de educação física criarão uma coreografia com a música tema da Copa do Mundo e farão encenações com máscaras de animais, representando as florestas africanas.

- A 7ª série fará um trabalho interdisciplinar envolvendo história, geografia e língua portuguesa. Será sorteado um dos países que participarão da copa do mundo 2010 para cada aluno, devendo ser realizada uma pesquisa ressaltando os aspectos históricos e geográficos do país trabalhado, sendo revisado e avaliado também pela professora de língua portuguesa.

Auxiliados pela professora de educação física, deverão elaborar cartazes destacando curiosidades das Copas anteriores, inclusive das participações do Brasil nos jogos, suas vitórias e os grandes jogadores.

- A 8ª série trabalhará o continente africano, desenhando-o em um cartaz e identificando os seus países. Farão a representação de um tele-jornal, no qual desenvolverão toda a sua criatividade informando noticias da Copa e da África.

Nas aulas de educação física farão cartazes com slogans de incentivo ao Brasil. Também trabalharão a expressão corporal e o espírito de equipe, elaborando uma coreografia para a música tema da Copa do Mundo.

-Organizar-se-á no dia 11 de junho de 2010, uma hora cultural nas dependências da escola com várias apresentações de dança e exposições de trabalhos realizados pelos alunos.

8 Cronograma:

► Texto de Abertura. (anexo 2)

► 7ª série- Apresentações e representações.

► 6ª Série- Apresentação de dança e representações.

► 5ª Série- Apresentação de dança.

► 8ª Série- Apresentação de dança.

► Encerramento das Atividades com a Professora Sílvia Eleonora.

Os alunos de todas as se vestiram com as cores do Brasil para celebrar este acontecimento mundial que é a COPA DO MUNDO.


É CLARO QUE A TORCIDA É GRANDE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA!