terça-feira, 24 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO, FUTURO E SOCIEDADE

EDUCAÇÃO, FUTURO E SOCIEDADE
Perspectivas inovadoras que transformam pessoas

A Professora Cláudia Soares e Juliana da Rosa participaram do encontro em SP.


A Abril Educação, por meio do Sistema de Ensino SER, realizou no 20, 21 e 22 de agosto, o II Encontro de Educação SER. O evento trouxe como tema “Educação, Futuro e Sociedade: perspectivas inovadoras que transformam pessoas”, e teve como palestrantes grandes nomes da área educacional e formadores de opinião, entre eles Heródoto Barbeiro, Laurentino Gomes e Mário Sérgio Cortella. O encontro aconteceu, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Com uma programação de qualidade, temas relevantes e palestrantes de alto nível, a Abril Educação pretende, com o II Encontro de Educação SER, repetiu o sucesso da primeira edição do evento, realizada em 2009. Na platéia, um público de aproximadamente 600 pessoas, entre autores e gestores de escolas, representando centenas de escolas privadas, conveniadas ou não ao SER. Foram debatidos temas pertinentes ao cotidiano escolar e que afetam o futuro do ensino no País.



Palestrantes

Como parte da programação, o jornalista e professor Heródoto Barbeiro falará sobre a “Comunicação e Reputação da Escola”, abordando temas como: ‘comunicação e importância na constituição da marca’, ‘reputação e coerência das mensagens institucionais’, ‘comunicação e redes sociais’ e ‘ como construir um relacionamento duradouro com os stakeholders’.

Autor do best seller “1808”, o escritor e jornalista Laurentino Gomes apresentou a palestra ‘O Brasil visto pela lente da História’, analisando três aulas projetos de Brasil defendidos no século 19, entre a chegada da corte de D. João ao Rio de Janeiro e a Proclamação da República, que ajudam a explicar problemas, virtudes e peculiaridades do Brasil atual.

O premiado professor de economia, Eduardo Gianetti da Fonseca, realizou a palestra “Perspectivas da economia brasileira e o cenário educacional”, dividida em três temas: ‘capital humano e desenvolvimento econômico’, ‘economia brasileira: onde estamos e para onde vamos?’ e ‘os desafios e oportunidades na Educação’.

Em seguida, a diretora de Tecnologia da Educação e Formação de Educadores da Abril Educação, Ana Tereza Ralston, junto com a coordenadora da linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação da PUC, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, discutirão “Tecnologia Educacional”.

Finalizando a programação do II Encontro de Educação SER, o filósofo Mário Sérgio Cortella ministrou a palestra “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. O palestrante proporcionou aos participantes um momento de reflexão sobre o legado que os educadores deixam aos alunos dentro e fora da sala de aula.


Relembrando a frase de Paulo Freire, ‘a prática de pensar a prática é a única maneira de pensar certo’, Cortella destacou que o professor tem uma influência muito grande na vida do aluno e, por isso, deve se renovar constantemente. “Ensinar vem do latim ensignar, que significa deixar uma marca. É importante que o educador reflita sobre suas práticas e busque sempre reciclar seus conhecimentos”, disse.

Após a palestra de Cortella, foi realizada a cerimônia de encerramento e, em seguida, o Sistema de Ensino SER ofereceu aos participantes um jantar e show com Luciana Mello e banda.