terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sistema Monetário no laboratório de Matemática

O dinheiro é um tema de relevância na vida das pessoas. Ensinar as crianças a utilizar seu dinheiro propiciará a elas melhores condições de vida material e muito mais equilíbrio emocional quando crescerem, pois as experiências da infância são responsáveis pela formação da mentalidade financeira adulta.
Como pais e professores podem auxiliar no início da educação financeira?


Ninguém nasce sabendo qual o valor do dinheiro; para adquirirem essa competência, as crianças, no convívio social, aprendem com os exemplos dos adultos (sobretudo dos pais e de pessoas próximas), com a sua própria experiência e na escola.

As crianças aprenderão a lidar com o dinheiro ao ver os adultos utilizando-o em seu dia-a-dia, quer ao fazer compras, ao pagar uma condução, ao pagar as contas da casa, em vários contextos...

É papel da escola e dos adultos que cercam as crianças ensiná-las a comparar preços de produtos, características e qualidades, observar as situações promocionais para escolher a melhor vantagem.

No entanto, se a família não propicia circunstâncias para que a criança possa vivenciar e observar situações com o uso do dinheiro é esperado que essa criança tenha dificuldades em seu manejo. Se o professor julgar que lidar com o dinheiro é uma questão do cotidiano e que as crianças já sabem manipulá-lo, pode estar aí um fator complicador para a formação de habilidades nas crianças que não sabem lidar com o dinheiro.


Os alunos da 2ª série trabalharam orientados pela Professora Veridiana, o Sistema Monetário .Com dinheiro de brinquedo os alunos desenvolveram alunos conceitos como: agrupamento de quantidades , compra com propaganda e venda de produtos em jornais , e o símbolo de nossa moeda REAL.