quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ENCONTRANDO COM AS AVÓS NA ESCOLA

QUEM SÃO OS AVÓS NA VIDA DOS FILHOS?
Os avós funcionam como uma ponte com o passado, integrando a história das diferentes gerações. Uma ponte também entre pais e filhos, transposta com o revelar de episódios de quando os pais eram crianças. Conhecer estas histórias torna as crianças mais próxi¬mas dos pais, mostra-lhes um lado desconhecido daqueles que, no dia-a-dia, exercem o difícil papel da autoridade. Este é, aliás, um exercício que os próprios pais podem prati¬car, na certeza de que criarão momentos de grande intimidade com os filhos. Esta parti¬ lha do passado ajuda a perceber que existe um lugar para todos na pirâmide genealó¬gica.


Para as crianças, os avós são fonte de carinho inesgotável. São eles que proporcionam todos os extras que não chegam dos pais, apanhados quase sempre no furacão dos afazeres profissionais que pouco tempo deixam para ouvir os mais pequenos. E eles precisam de ser ouvidos. Porque o crescimento impli¬ca dúvidas, angústias e receios, pequenos conflitos internos e externos que, apesar de naturais, são perturbadores. Captar os sinais pode ser difícil, mas a disponibilidade dos avós - se forem próximos - é uma garantia de atenção e conforto.

As professoras e os alunos das turmas da Educação Infantil vivenciaram nessa semana muitas emoções: recebemos os avós de nossos queridos alunos para passar um tempo na escola, convivendo e conhecendo as salas ambientes e experienciando um pouco da rotina dos alunos.


Brincando com argila
Este foi um momento mágico ...ver os avós com a mão na argila construindo algo com os netos.
Não faltou uma cantiga para cantar com os avós!!!
É assim vovó!!!
TODOS TRABALHANDO...
Conhecendo a escola...
HORA DO CHÁ
As avós foram convidadas a trazer um prato de doce ou salgado e a receita junto, para depois as professoras fazerem um livro de recitas da vovó. Na hora do chá essas delicias foram saboreadas.