terça-feira, 27 de julho de 2010

O Congresso Nacional de Educação Católica, realizado em Brasília, reuniu durante três dias quase três mil educadores de todo o Brasil. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), responsável pela organização do encontro, congrega mais de 2,5 mil instituições de ensino e a proposta com o evento foi um debate sobre os conceitos modernos e questões científicas da melhor forma de educar.

Além dos debates técnicos, muito entretenimento, peça de teatro, shows, um espaço de negócios em uma feira que reuniu os parceiros com stands para apresentação de novos serviços e produtos educacionais. O tema apresentado foi: Educação, Inovação e Empreendedorismo Global.
Para o secretário Executivo da ANEC, Prof. Dilnei Lorenzi, o Congresso superou as expectativas. "É um tema moderno, discutido no mundo inteiro e que foi recebido com muita satisfação entre os participantes. É um Congresso bienal e que, certamente, em 2012 estaremos juntos novamente. Provavelmente no próximo Congresso iremos trabalhar o conceito entre educação e criatividade".

A Ir. Lilia Maria Aires participou juntamente com as demais diretoras da Rede Notre Dame do Congresso em Brasilia.


A Catedral em Brasilia

Em 12 de setembro de 1958 foi lançada a pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Brasília, que é uma expressão do gênio artístico do arquiteto Oscar Niemeyer. Teve sua estrutura pronta no ano de 1960, onde apareciam somente a área circular de 70m de diâmetro da qual se elevam 16 colunas de concreto (pilares de secção parabólica), que pesam 90 toneladas. Aos 31 de maio de 1970 a Catedral foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes.


Na praça de acesso ao Templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968.
                             
 
O CONGRESSO NACIONAL
 
O Congresso Nacional é uma das realizações preferidas de Oscar Niemeyer. É o cartão-postal da cidade e abriga o Senado e a Câmara dos Deputados.


Da construção, destacam-se as duas cúpulas representando os plenários: a cúpula maior (convexa), do plenário da Câmara dos Deputados, e a cúpula menor (côncava), que abriga o plenário do Senado Federal.

Há diversos anexos construídos para gabinetes parlamentares e instalações de escritórios para as atividades de apoio. O anexo I é formado por dois prédios verticais de 28 pavimentos, onde funciona a administração das duas Casas Legislativas.
FOTOS DE BRASILIA