sábado, 17 de julho de 2010

Projeto : A Hora do Conto

           Hora do Conto

Acreditamos que o gosto pela leitura é formado ao longo de um processo, espera-se então que o professor seja o mediador entre o aluno e o livro (material de leitura), desafiando-lhe um contato maior e mais intenso. Mas, para que isto aconteça é necessário que o professor não veja o livro como um objeto estranho, mas que ele seja um sujeito-leitor, o qual sinta-se desafiado pelos objetos da leitura.

Nosso trabalho tem por objetivo salientar a importância da “Hora do conto” para a formação dos futuros leitores, acreditando ser a “contação de histórias” uma forma de incentivo para o desenvolvimento do gosto da leitura. Objetiva-se demonstrar a importância do conto, pois quem ouve histórias desenvolve capacidades como o entendimento e compreensão e, com certeza, tornar-se-á um leitor crítico.

OBJETIVOS
O Projeto A HORA DO CONTO tem como principais objetivos:

• tornar a leitura algo prazeroso ao aluno, ou seja, que é realizado por desejo e não por obrigação;

• cultivar o espaço da biblioteca, através do Laboratório de Leitura, Literatura e Educação, como lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc.);

• estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do “leitor mirim”;

As Professoras das Séries Iniciais e Educação Infantil realizam a Hora do Conto com todas as crianças. Cada vez uma outra professora, conta uma história sobre a inveja.